terça-feira, 20 de novembro de 2007

O que será esse Portifólio?

Porta-folhas, ou álbum usado geralmente por artistas para guardar seus esboços, ensaios e trabalhos mais significativos, GARDNER define que a utilidade do portfólio para o aluno, consite como um local para colecionar todos os trabalhos destes dicentes ao longo da trajetória de sua aprendizagem. Contudo, para o professor, o portfólio tem sido utilizado como um excelente instrumento de avaliação. Quando bem planejado, permite a ele visualizar o percurso do aluno e ajustar suas intervenções; possibilita, também, avaliar o produto e acompanhar o processo de aprendizagem.

Com a chegada da Internet à escola, surgiu a versão eletrônica do portfólio: o webfólio. E no lugar da publicação em papel, as páginas são publicadas no espaço virtual (ou web), o qual está compreendido numa gama de interrelações abstratas, mas que, ao mesmo tempo, se relacionam no mundo físico.

A maneira mais simples de fazer a publicação e interação na web é através dos blogs, sendo mostrado o que o autor do blog realmente quer repercutir nos caminhos integrados virtuais.


REFERÊNCIA MOULIN, Nelly. Utilização do Portfolio na Avaliação do Ensino a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=112&sid=122&tpl=printerview BERTOCCHI, Sônia. Webfolio: o portfolio da era digital. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=53

Nenhum comentário: