terça-feira, 26 de junho de 2007

Plano de Aula (7ª série)






Introdução

O plano de aula a ser elaborado é para alunos da 7ª série, afim de demonstrar os aspectos dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A duração da aula será de 30 minutos, requisito pré-estabelecido pela professora Rosely Archela. Desta forma, o professor analisará as diferenças entre as condições de vida das populações dos países ricos e pobres, expondo alguns dados referentes aos países com maior dificuldade em se desenvolver.
Analisando não apenas a renda per capita, mas também o Índice de Desenvolvimento Humano e os aspectos históricos para o desenvolvimento do capitalismo no mundo atual.

Objetivos

Desenvolver a maior compreensão nos alunos sobre da desigualdade atual no mundo.
Revelar aspectos históricos.
Demonstrar os aspectos básicos para determinação de países ricos e pobres.

Recurso
Reto-projetor
Quadro negro
O mundo Desenvolvido e o mundo Subdesenvolvido

O mundo desigual se subdivide em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, ou ricos e pobres, ou países do norte e países do sul, ou países de Primeiro Mundo e Países do Terceiro Mundo. Estes são analisados através de sua realidade (taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida e taxa de analfabetismo: IDH).

Análise da renda per capta de países do globo terrestre e as distorções que esta faz da realidade, pois desconsidera as acentuadas diferenças de rendimento da população.

Aspectos históricos:

• Grandes navegações do século XV.
• Processo de colonização.
• Imposição de modos de pensar e produzir e escravização.
• A predominância das classes dominantes locais (oligarquias) e sua permanência elitista nos dias atuais.

Avaliação

O processo avaliativo será feito no final da aula, fazendo com que os alunos elaborem um texto sobre os aspectos históricos dos países subdesenvolvidos, relacionando com o momento atual.

Conclusão

O objetivo realizado pela professora Archela era que os alunos elaborassem uma aula para ser dada para as turmas de quinta série ao terceiro colegial, mas na própria sala do terceiro ano de Geografia da UEL. A proposição foi de treinar os discentes a estarem aptos a trabalhar em sala de aula no ano seguinte (2008).
Já o meu tema, trabalhado na sétima série, se referiu à diferença social no mundo e a caracterização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, fazendo uma análise histórica e dinâmica através da bibliografia estudada.

Bibliografias:

BOLIGIAN, Levon. Geografia: Espaço e vivência. 7ª . Série. São Paulo: Atual Editora, 2005.

ALENCAR, Francisco; CARPI, Lúcia; VENÍCIO R., Marcus. História da Sociedade Brasileira. 2º Grau. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico Indústria e Comércio, 1980.

HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

Nenhum comentário: