terça-feira, 26 de junho de 2007

Relatório sobre Estágio Curricular Obrigatório

Escola Estadual Vicente Rijo
Av: Juscelino Kubistschek, 2372 - Centro.
CEP 86020-000.

O nascimento deste colégio, na verdade, foi numa outra escola da cidade, Colégio Marcelino Champagnat, situado à rua São Salvador, para então em 1º de abril de 1946 a escola fundar-se na avenida JK, onde é situada atualmente.
A escola contêm quatro blocos, no qual o último foi construído em 1979. A área do local tem 51.987,57 metros quadrados e ocupa um quarteirão.
O colégio tem em torno de 3.500 alunos, 86 turmas, 187 professores, 43 funcionários e 3 diretores auxiliares: diretor da manhã: Cleise Bazuco, diretor da tarde: Geraldo Zamaia, diretor da noite: Maria Virginia Pinto, e mais o diretor geral: José Donizete Brandino.
O colégio atende desde o 1º ano primário até o curso de secretariado e pós-médio, além de duas salas de recursos para atender alunos especiais. Com esse atendimento abrangente, o colégio já ganhou o prêmio de gestão em 1998, onde foi considerado um dos melhores do Paraná.
Para o diretor José Donizetti, o momento é de levantar a auto-estima dos estudantes e resgatar a qualidade do ensino público. "O colégio passou por situações difíceis, mas estamos investindo num processo de mudança como aulas extras, teatro, esporte, bons laboratórios, biblioteca estruturada para oferecer o mesmo nível de ensino de alguns anos atrás", afirma.
Em outubro, o colégio recebe a Comenda Ouro Verde, uma homenagem da Câmara Municipal. "A Comenda Ouro Verde comprova o carinho que a população de Londrina tem pelo Colégio Vicente Rijo e reconhece os seus serviços prestados à comunidade", afirma o diretor.
Nossas observações sobre as aulas ministradas pelo professor Paulo César Quícoli, foram realizadas nos dias 19, 20 e 24 do mês Abril. No dia 19, quinta feira, assistimos 4 aulas, na Sexta feira, foram observadas apenas 2 aulas, e no dia 24, terça feira, novamente 4 aulas, sendo assim, compridas às 10 horas aulas exigidas pelo Estagio Curricular Obrigatório.
Todas as aulas foram assistidas durante o período noturno, em uma mesma sala, como o sistema do colégio é a de movimentação dos alunos entre as salas especificas de cata matéria, analisamos diferentes turmas do ensino médio.
Foram observadas características como o Conteúdo aplicado pelo professor, o Desenvolvimento da aula, o interesse dos alunos e o planejamento de aula.Tanto o conteúdo como o desenvolvimento de aula, devido à ótima capacitação do professor Paulo César Quícoli, foram sempre bem elaborados e atingiam um ótimo interesse, notava-se também sempre uma absolvição qualitativa pelos alunos.
A maior deficiência sem sombra de duvida, era em relação aos recursos utilizados dentro do planejamento de aula, como projetores, recursos áudio visuais, e materiais didáticos, como: mapas, globos, maquetes, etc. Materiais essenciais para uma melhor visualização e compreensão.
A falta desse tipo de recurso foi sempre bem suprida (e continua) pela ótima qualificação e capacitação do professor, que apesar das dificuldades conseguia realizar suas aulas sempre com um enorme interesse pelos alunos.

Um pouco sobre o professor...
Paulo César Quícoli é natural de São Paulo, capital. Nascido em 08/08/1962, foi funcionário da Universidade Estadual de Londrina e cursou Geografia na Uel, pós graduando-se em Economia. É professor desde 1990.

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