terça-feira, 26 de junho de 2007

Instrumento Prático de Ensino


Seminário: instrumento de ensino

Introdução
É necessário, primeiramente, apontar o conceito de seminário e depois analisar seus objetivos:
Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate.
A pesquisa, especialmente a bibliográfica, é requisito básico para elaboração do seminário, mas, para que os objetivos sejam alcançados, não se pode dispensar o debate que será discutido com base no material pesquisado.

Seus objetivos são:
•pesquisar e dominar os conteúdos a serem apresentados em classe;
•revelar tendências e aptidões para a pesquisa;
•ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual;
•introduzir a interpretação e crítica de trabalhos mais avançados no estudo;
•ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles;
•levar a assumir atitude de honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados;
•dominar a metodologia científica geral.

Os três tipos de Seminário
Existem três tipos característicos de seminários: clássico em grupo, onde é escolhido o tema, o grupo se reúne, escolhe o coordenador, o secretário e o relator, passando a executar o plano do seminário. Este é o tipo de Seminário mais utilizado nos cursos de pós-graduação; o clássico individual, que tem os mesmo critérios do primeiro, se diferenciando apenas por ser elaborado e apresentado em grupo; em grupo, formam-se tantos grupos quantos forem os subtítulos do tema. Após uma reunião geral, em que todos os alunos tomam conhecimento global do assunto a ser pesquisado, um plano geral do Seminário é estabelecido. Em seguida, cada grupo cuidará da elaboração e apresentação de um tópico. O professor assume a função de coordenador dos grupos, orientando os trabalhos de pesquisa e a preparação da exposição oral de cada grupo.

Os Temas trabalhados
Os temas do seminário deverão recair sobre um tópico de uma disciplina do curso, sobre algum assunto atual e de interesse de todos, ou de cultura geral.
O assunto objeto que não é encontrado bibliografia acessível, ou os temas muito abstratos, controversos e os que não apresentam caráter científico, devem ser evitados.

Conclusão
Este tema trabalhado foi muito rico para a experiência adquirida através da análise e exposição do assunto. Apesar de não ser uma forma de se trabalhar e sim um método a ser empregado, o esmiuçamento do tema teve pontos posivos no meu aprendizado e espero que tenha enriquecido os demais alunos.

Bibliografia
Nunes de A., Jorge. Dinâmica Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola. 1974.

MOYSÉS, Lúcia. O Desafio de Saber Ensinar. São Paulo. Editora: Papirus. 1994.

Site disponível:
http://br.geocities.com/dineia.hypolitto/arquivos/usjt/fprof/seminario.pdf

Nenhum comentário: